Notícias

Willian Giarreton e Xavier Maggi integram a equipe de remo do Flamengo

Dupla conquistou marca histórica para o Brasil em 2017

Por - em
Os atletas Willian Giarreton e Xavier Maggi são as novas contratações do remo do Flamengo. O catarinense e o espanhol naturalizado brasileiro têm, entre suas maiores conquistas, a medalha de bronze do Campeonato Mundial de Remo. Competindo em Sarasota, nos Estados Unidos, em outubro de 2017, a dupla chegou ao pódio na prova de Dois Sem Peso Leve (LM2-), feito inédito para a categoria masculina no Brasil. No Campeonato Sul-Americano de Remo, realizado em abril do ano passado, eles conquistaram o ouro na mesma prova. Foi o único título brasileiro na competição. Willian e Xavier participaram também dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Esta será a segunda passagem de Giaretton pelo Mais Querido. O atleta, que começou a remar em 2004, em Santa Catarina, chegou ao Flamengo em 2009, por onde colecionou títulos estaduais e brasileiros, e passou a representar o Brasil em competições internacionais, como a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial. Em 2014, decidiu voltar para o Sul para ficar mais próximo de sua família. Três anos depois, ele está de volta ao Rio de Janeiro.

Para Willian, estar no Mais Querido é uma experiência diferenciada. Perguntado sobre suas melhores lembranças no clube, o atleta afirmou que todas as suas conquistas pelo Rubro-Negro foram muito especiais, mas que observar a força da Nação foi algo impressionante.

"Foi bem no ano que entrei para o clube, quando teve a conquista do Campeonato Brasileiro de futebol. Eu lembro que foi uma festa fantástica e que a Gávea parou, o Baixo Gávea parou, Ipanema estava lotada, as ruas fechadas, tudo para comemorar o título do Flamengo. Isso foi bem marcante para mim", disse Willian.

Agora, de volta ao Rubro-Negro com o parceiro Xavier Maggi, Giaretton pretende conquistar "novos e mais ousados objetivos", nas palavras do remador.

"A gente quer fazer o ano de 2018 da melhor forma. Temos o objetivo de sermos campeões mundiais na nossa prova, que é o Dois Sem Peso Leve, e isso requer muito comprometimento e dedicação. Sabemos que não vai ser fácil e vamos enfrentar duras horas de treinamento para isso, mas estamos dispostos", afirmou. "O nosso objetivo maior é para 2019. É classificar o barco pelo Campeonato Mundial, que é a porta de entrada para os Jogos Olímpicos, e ser campeão pan-americano, além de participar das Olimpíadas de Tóquio 2020. Conquistar isso vai ser muito especial para o nosso esporte, e claro, para o Flamengo, que vai ser bem representado pela gente".

Passando por um longo processo de reestruturação, o remo do Mais Querido segue trazendo nomes de peso para o clube, com o objetivo de se reestabelecer como um dos grandes vencedores do esporte. Recentemente, o clube contratou Marcello Varriale como o novo gerente geral da modalidade, além do técnico francês Stéphane Durand, e adquiriu 53 novas embarcações (uma flotilha Hudson, 30 Skiffs e 12 Double/Dois Sem), 25 remo-ergômetros, e novos equipamentos técnicos e para sua sala de força, firmando o Centro de Treinamento do clube como um dos principais da América Latina.

As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.