Notícias

Pratas do Fla: Alimentação a favor do esporte

Silvia Ferreira cuida na nutrição da base há 21 anos e atuou na Seleção Brasileira

Por - em
Somente o treino não é sinônimo de equilíbrio no organismo. Para acompanhar o desenvolvimento dos atletas em formação, alem da fisiologia é necessário um acompanhamento nutricional para monitorar os desgastes gerados pelo esforço físico. A nutricionista Silvia Ferreira, conhecida como Silvinha, trabalha com os jogadores de base há mais de 20 anos e conta como funciona a alimentação adequada aos jogadores do Flamengo.

O departamento de Nutrição do Futebol de Base, no Centro de Treinamento George Helal, trabalha com duas diretrizes: Produção diária de refeições e atendimento nutricional aos atletas.

A produção de refeição diária - que são cinco refeições por dia - atende aos atletas residentes, não residentes, à comissão técnica, aos funcionários administrativos e aos vigias e monitores do Centro de Treinamento. A elaboração de cardápios e a compra e o armazenamento dos alimento estão dentro do serviço da nutrição.

O atendimento nutricional ao atleta de todas as categorias é avaliado e planejado duas vezes ao ano, quando é realizado um estudo responsável por investigar os hábitos alimentares dos atletas. De forma integrada, a nutrição trabalha junto a fisiologia e a preparação física para conhecimento da composição corporal do atleta.

"Sempre que houver necessidade de redução de porcentagem de gordura ou ganho de massa muscular, o departamento de nutrição é acionado. Nesse caso o atleta vai receber por escrito a sua orientação nutricional para fazer em casa o seu próprio controle", explica Silvia.

O corpo do atleta é a sua ferramenta de trabalho e, por isso, precisa de uma quantidade de energia adequada à realização dos treinamentos e das competições. Sendo assim, é indispensável que a alimentação seja escolhida da forma certa.

"Se optarmos por alimentos inadequados, poderemos comprometer e muito o rendimento e desempenho desse atleta. Dessa maneira, é essencial que o atleta nutra seu corpo com uma alimentação balanceada para obter bons resultados e até mesmo evitar lesões", conta a nutricionista do Mais Querido.

Para atender a todas as demandas da formação nutricional dos jogadores, Silvia conta com três cozinheiras: Fátima Vides da Silva, Lucélia Alves e Maria José da Bandeira; três auxiliares de cozinha: Graziela de Oliveira, Miriam dos Santos e Teresa Barbosa; dois copeiros: Flavia Rodrigues e José Antonio da Silva e dois estagiários em nutrição: Luana Castro e Diego Veras.


Nas próximas semanas apresentaremos os departamentos:

- Psicologia;
- Médico;
- Serviço Social;
- Comissões Técnicas;
- Centro de Inteligência e Mercado;

Leia as primeiras matérias de série:

Pratas do Fla: Saiba como funcionam as categorias de base do Flamengo
Pratas do Fla: Pedagogia na disciplina fora de campo