Notícias

Gustavo De Conti analisa Austin Spurs e afirma: ‘Confio muito nos jogadores que temos’

Treinador falou ainda sobre a preparação e a importância dos jogadores experientes no elenco

Por - em
O Flamengo está pronto para buscar o bicampeonato Mundial. Nesta sexta-feira (15), o Mais Querido entra em quadra para receber o Austin Spurs, às 21h, na Arena Carioca 1. Para Gustavo De Conti, a disputa da Copa Intercontinental é diferente de tudo que já viveu. Com jogadores experientes no elenco e muita vontade de levantar mais uma taça, o treinador rubro-negro e seus comandados vão com tudo para a vitória em casa.

"A gente já está vendo que tudo está muito diferente, principalmente nessa última semana depois do Jogo das Estrelas. Voltamos a treinar agora e vimos que a organização já está diferente. Vão colocar um telão na Arena, reformaram o piso, tabela. Já dá para notar que vai acontecer alguma coisa fora do comum. Depois ainda teve a notícia que teria transporte gratuito para a torcida. É só coisa boa. Pessoas vindo de fora, a Nação se mobilizando, organização e Arena ficando melhores. Isso nos motiva ainda mais e nos faz ficar ansiosos pelo dia do confronto. Tem tudo para ser um sucesso", enalteceu o técnico.

O primeiro adversário do Rubro-Negro será o Austin Spurs, equipe que vem direto da G-League, liga de desenvolvimento do basquetebol norte-americano. Diante de um duelo difícil, Gustavinho acredita que o Fla tem chances de avançar à decisão. "Já estamos mapeando o Spurs há algum tempo, mas é difícil pois é praticamente uma segunda equipe do San Antonio (da NBA). Então eles podem ir lá a qualquer momento para puxar alguém. Mesmo trocando jogadores com frequência, conseguimos estudar cerca de 23 atletas. Com certeza vamos encontrar uma equipe muito atlética, que joga físico, de qualidade individual. Talvez o aspecto tático não seja o principal por terem uma rotatividade grande, mas sem dúvida é muito duro e com jovens que buscam espaço no time principal. Confio muito nos jogadores que temos, na experiência deles para não só jogar o Mundial, mas enfrentar norte-americanos desse tipo. Anderson e Marquinhos já jogaram na NBA, outros já fizeram testes na G-League. Confio muito neles", afirmou.

Disputar a Copa Intercontinental FIBA 2019 não estava nos planos iniciais da temporada. Porém, convidado pela FIBA para representar o Rio de Janeiro por ser a última equipe brasileira a vencer a Liga das Américas e o Mundial, ambos em 2014, o Mengo viu a chance de levar mais um título importante em sua história.

"A partir do momento que estamos no Flamengo, temos oportunidades a todo momento. Então vamos nos preparando sem saber que estamos fazendo isso às vezes. Jogamos na NBA contra o Orlando, uma Sul-Americana, o Super 8. A todo momento estamos sendo preparados. O próprio treino funciona assim, pois a intensidade ajuda nisso. Não somos a equipe favorita, não fizemos contratações pontuais como eles, ou temos o grande número de estrangeiros. Temos um poder de superação muito grande nessas horas, já mostramos que somos um time de chegada, de reta final. Confio muito nesse nosso poder de superação pois, mesmo não sendo favoritos, sei que podemos nos impor. Estamos bem preparados, treinando bem, jogando bem. Podemos surpreender e conquistar esse bicampeonato", avaliou Gustavo De Conti.

Em 2014, Olivinha e Marquinhos levaram a taça do Mundial para casa com o Manto Sagrado. Outro que conta com experiência no assunto é Rafael Mineiro, que já jogou em duas oportunidades. Desta forma, antes de entrar em quadra, os jogadores puderam dialogar e passar um pouco sobre como é enfrentar um torneio tão grandioso. "Eles já estão passando essa experiência. Vejo conversas a todo momento. Olivinha e Marquinhos são os dois dos mais motivados para jogar essa competição. Se eles que já ganharam estão assim, imagina quem nunca jogou. Não vemos a hora de começar. Ambos estão ajudando muito, mesmo sendo outros times, formato diferente. O Anderson também está ajudando muito com o conhecimento de NBA, o Franco sobre o time argentino. Então temos peças muito especiais e cada um dando sua contribuição", explicou o técnico.

Por fim, Gustavo analisou os adversários individualmente. "Estudamos mais o Spurs, mas já olhamos também as outras duas equipes. Acredito que eles são bem diferentes, pois privilegiam o aspecto físico e individual. Existem situações táticas importantes, mas normalmente é possível ver um isolamento, um contra um, dois contra dois. É o time mais físico. O San Lorenzo e o AEK são parecidos, com jogadores locais com ótima técnica, grandes fortes. Priorizam muito a parte tática, muito organizados, trabalhando mais a bola, defesa forte. Eles ainda têm norte-americanos que são caras que vão decidir no ataque quando for preciso", finalizou.

Os ingressos para os jogos da Copa Intercontinental Fiba já estão à venda no site. O torcedor pode comprar individual ou para a competição inteira. A Fiba também oferece transporte gratuito para a Arena Carioca, com partidas em quatro pontos próximos ao local do jogo: Shopping Metropolitano, Portal do Cidade Jardim, Shopping Rio 2 e Hortifruti Abelardo Bueno.

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.