Notícias

Pratas do Fla: como é aplicada a cidadania na base rubro-negra

Há 29 anos em atividade no clube, a profissional Ana Correa explica como funciona o Serviço Social

Por - em
A assistência social é responsável por fazer todo o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. É através desses fundamentos que a assistente social Ana Hilda Correa trabalha há 29 anos no futebol rubro-negro. Nas categorias de base do Flamengo, o serviço social é a porta de entrada dos atletas que irão residir no alojamento do clube, no Centro de Treinamento George Helal.

Ao chegar às categorias de base para entrar em processo de avaliação ou já aprovados para ingressar no grupo, os futuros atletas residentes precisam se apresentar à assistência social para entrega de documentação. A assistente social recolhe documentos pessoais, autorização de responsáveis para que o atleta possa residir no clube, documentação escolar e autorização de entrada e saída. O trabalho de serviço social é realizado de maneira integrada ao da pedagogia e ao administrativo.

Além da gestão de documentos sociais, Ana realiza a anamnese social, que é uma análise de geral sobre o histórico do atleta: direcionamento familiar, estudo de possíveis vivências em outros alojamentos, histórico junto ao esporte e ao futebol e qual a motivação em estar no Flamengo. A profissional ainda auxilia no processo de Alistamento Militar de todos os atletas da base rubro-negra, já que os jogadores, em sua maioria, são menores de 18 anos.

Com auxílio dos estagiários Jessica Paiva e Felipe Lopes, Ana também realiza o procedimento de marcação de consultas médicas, odontológicas e exames clínicos, além de acompanhar a vacinação de todos os garotos residentes.

"Nossa função é orientar os atletas quanto aos seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Nosso objetivo é fazer com que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja comprido na íntegra nas dependências do Centro de Treinamento", explica a assiste social.

Nas próximas semanas apresentaremos os departamentos:

- Médico;
- Comissões Técnicas;
- Centro de Inteligência e Mercado.

Leia as matérias anteriores da série:

Pratas do Fla: Saiba como funcionam as categorias de base do Flamengo

Pratas do Fla: Pedagogia na disciplina fora de campo

Pratas do Fla: Fisiologia como suporte na preparação física

Pratas do Fla: Alimentação a favor do esporte

Pratas do Fla: Psicologia esportiva levada como treinamento mental