Notícias

Pratas do Fla: Conheça o Centro de Inteligência e Mercado do futebol

O CIM FLA atua na prospecção, captação, observação e avaliação de atletas da base ao profissional, além de análises de jogos em geral

Por - em
O Centro de Inteligência e Mercado (CIM FLA) foi implementado com o objetivo de obter, armazenar e organizar informações do futebol. Ele atua na concentração dos dados para que gestores de todos os departamentos do futebol tomem decisões eficientes, atuando desde as categorias de base até o profissional, O setor prospecta, capta, avalia e analisa os atletas, tanto internamente como os de mercado.

Seja sócio-torcedor e ajude o Flamengo a investir mais na base rubro-negra.

Marcos Biasotto é paulista de Jundiaí, formado em educação física e pós-graduado em psicosociologia da motricidade humana. O profissional atuou por diversos clubes pelo Brasil, é ex-atleta profissional de futebol e começou a atuar no Flamengo em janeiro de 2013 como coordenador geral das categorias de base. Biasotto formatou o projeto do CIM FLA e atua nesta área como gerente  de inteligência e mercado desde julho de 2014, quando houve a implementação do setor.

"Após um ano de Flamengo como coordenador geral das categorias de base, fui convidado e recebi total autonomia para implementar e estruturar o Centro de Inteligência e Mercado no clube. Com todo o projeto pronto, pude colocar em execução o investimento tecnológico, implementação de sistemas e contratação de profissionais", disse. 
 
A criação do CIM FLA é uma nova proposta de conhecimento, fundamentada na constante procura por novos talentos e mapeamento dos melhores atletas de futebol do Brasil e exterior, com aprofundamento crítico nas análises técnicas mercadológicas e financeiras. A equipe fornece um banco de dados seguro para contratação de atletas através de informações e histórico de observação do mercado, seja in loco ou armazenadas por softwares avançados. O CIM FLA também realiza o monitoramento e acompanhamento de atletas rubro-negros que estão emprestados para outros clubes.
 
Na base do Mais Querido, o CIM FLA tem o mapeamento de todos os jogos das categorias Infantil, Juvenil e Junior, filmados e analisados. Esse mapeamento é utilizado pela equipe técnica para estudo e monitoramento da evolução das categorias. Entenda as áreas de atuação do CIM FLA:

Central de Análise e Desempenho (CAD)
A CAD captura em alta qualidade e armazena as imagens de todos os jogos, realiza análises qualitativas e quantitativas, individuais e coletivas do jogo, do Flamengo e dos adversários, organiza e edita o que foi marcado nos jogos, de acordo com protocolos pré-definidos pelos analistas do clube, de acordo com a linha metodológica do Flamengo, faz um estudo das ações do jogo antes de relatar o feedback para as comissões técnicas, com imagens e vídeos semanais, sintetiza as informações de análise profunda, para que a comissão possa ter dados do jogo anterior e do próximo adversário e relata as informações do jogo e dos atletas para as comissões técnicas das respectivas categorias.

Cada categoria conta com um analista de desempenho responsável pela captação de informações e largo armazenamento do banco de dados e imagens individuais, da equipe e de cada jogador. Cada analista conta com um alto aparato tecnológico para ajudar na qualidade do material colhido e para armazenamento.
 
Conheça o grupo de profissionais que atuam no CAD:
- Bebeto Sauthier, Portoalegrense; atua como analista da equipe profissional. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, está no clube desde 2013. Atuou pela Seleção Brasileira no Mundial Sub-20 deste ano, na Nova Zelândia.   
- Eduardo Bressane, Portoalegrense, é analista da equipe sub 20. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, está no clube há um ano e meio.
- Igor Oliveira, analista do Juvenil, Sergipano, formado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe. Atuou em diversos clubes do nordeste brasileiro e chegou ao Flamengo há seis meses. É professor universitário e realiza cursos e palestras.
- Filipe Fuhrer, Portoalegrense, analista do Infantil, formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além da graduação, realizou um curso na UEFA e voltou da Europa para o Flamengo, onde está há cinco meses. 
- Stéphano Loyo, Carioca, é cinegrafista e responsável pela captação de imagens e produtor de vídeos diversos. Trabalhou na Copa do Mundo de 2014 com a Seleção da Suíça.

Análise de Mercado
No setor de Análise de Mercado são formatados os bancos de dados dos atletas, analisadas as informações avaliativas e armazenadas para futuras indicações. Lá são projetadas as avaliações de risco e fichas pontuais de atletas que podem ser indicados ao clube, além de armazenamento de todas as avaliações internas de jogadores do Brasil e do mundo.

A análise de mercado é realizada pelo analista Fabrício Souza, natural de Cataguases (MG). Fabrício é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa e pós-graduado em futebol pela mesma instituição. Chegou ao Flamengo em janeiro de 2013 e atuou como coordenador de captação até ser integrado no setor.
 
Prospecção de Talento
Uma das portas de entrada para as categorias de base do Mais Querido é pela Prospecção, que é responsável por monitorar o material colhido por observadores que circulam por todo Brasil e realizar processos seletivos. A equipe da Prospecção é coordenada por Luiz Carlos Junior, responsável pelo gerenciamento e organização de rotinas de Prospecção, estabelecimento de parcerias com Clubes, Projetos e Prefeituras, realizar o mapeamento das informações de cada região observada e por organizar o banco de dados de atletas observados, indicados e monitorados. 

Integram ainda a equipe de Prospecção os observadores Sérgio Guerrero, de São Paulo e Thiago Araújo, do Rio de Janeiro,  responsáveis por fazer observação direta de jogos e competições e formatação de relatórios das Observações Diretas; Mauro Felix, avaliador responsável por ministrar os treinamento do Processo Seletivo e avaliar os atletas pré-selecionados pelos Observadores e indicados pelos parceiros; Marlucy Ferreira, é responsável pelo cadastro dos atletas do Processo Seletivo de acordo com o Organograma de Avaliação, por acompanhar o processo de liberação dos exames na divisão Soma e conferência diária das turmas das seletivas.

Nas próximas semanas apresentaremos os departamentos:

- Médico;
- Comissões Técnicas;
 
Leia as matérias anteriores da série: