Notícias

Rubro-negros disputam Sul-Americano

Nadadores da base do Mais Querido competem pela Seleção Brasileira no Paraguai

Por - em
A temporada 2016 começou agitada para natação rubro-negra. Em meio aos intensos treinos, visando o Troféu Maria Lenk, última Seletiva Olímpica para Rio 2016, o trio da natação rubro-negra: Ana Giulia Zortea, Nathalia Almeida e Luiz Altamir, recebeu a convocação para o Sul-Americano. A competição acontece entre os dias 29 de março e 3 de abril, em Assunção, no Paraguai.

Ana Giulia começou o ano quebrando recorde
, Luiz Altamir ficou 21 dias em treinamento de altitude nos Estados Unidos e Nathalia Almeida fazendo treinos dobrado para Seletiva Olímpica. Em Assunção, as competições para os atletas do Mais Querido começam nessa quarta-feira (30.03).

Eduardo Pereira, técnico do Flamengo, foi enviado pelo clube para competição para acompanhar os atletas nas provas e dar continuidade aos treinamentos para a Seletiva Olímpica.

"Temos em 15 dias o Maria Lenk, que é o nosso foco. O Sul Americano será uma oportunidade para nadarem forte. Estaremos treinando pesado, vão competir e manter os treinos e preparação física regular. Se classificarem para final, vamos trabalhar para final e vamos adaptando os treinamentos. Eles podem nos surpreender e conseguir ficar entre os 5 primeiros. Mas o nosso foco é o Maria Lenk e o Sul Americano vamos ter como uma experiência", explica o técnico Duda.

Com índice olímpico garantido nos 400m Livre, Luiz Altamir ainda espera conseguir mais um índice. No Maria Lenk, o atleta rubro-negro irá nadar os 400m Livre novamente, os 200m Livre e os 200m Borboleta. Antes de cair na piscina na Seletiva Olímpica, Luiz irá nadar as mesmas provas nessa quarta, quinta e sexta (30, 31 e 01.04) no Sul-Americano.

"Acho que a fase que estou de treinamento é bem pesada e o Sul- Americano vai ser como um teste para o Maria Lenk, estou muito feliz por estar representando o Brasil e o Flamengo e vou dar o melhor de mim", diz Luiz Altamir.

Natalia Almeida irá defender Brasil durante o Sul-Americano nos 200m Medley, nesta quarta-feira (30.03). Em 2015, ainda na categoria Junior, Nana foi ao Sul Americano da categoria e conquistou o ouro no revezamento 4x100m Medley. Em preparação para nadar os 200m e 400m Medley, Nana declara.

"A intenção desse Sul Americano é nadar o mais rápido possível mesmo pesada, já que o nosso foco principal é o Maria Lenk. Então eu espero conseguir representar o Brasil e o Flamengo da melhorar maneira possível", afirmou.

Após se consagrar campeã brasileira absoluta dos 50m costas, em dezembro de 2015, Ana Giulia Zortea, de apenas 15 anos começou o ano quebrando o recorde da categoria Juvenil da prova. No Maria Lenk, Ana Giulia fará os 50m Livre, 100m Costas e 200m Peito. Mas antes disso, o foco é no Sul Americano, caçula da equipe, fará sua estreia em competições internacionais defendendo a seleção principal. No Paraguai irá disputar os 100m Peito, amanhã (30), quinta-feira os 50m Peito e 50m Costas, sábado e para fechar a competição, os 200m Peito, no domingo (03.04).

"Estou treinando muito para essa competição. É uma competição alvo para o início do ano. Não sei como está o balizamento. Não sei como estão as outras meninas mas eu quero baixar meu tempo e acredito que com o trabalho do Nandão e do André que isso vai dar certo, porque estamos treinando para fazer um tempo 'x'. E esse tempo já estou batendo nos treinos. Apesar de nadar costas, não estou deixando o peito de lado. Acredito que vai dar tudo certo", fala Ana Giulia sobre o treinamento com técnico Fernando Pereira e o preparador físico, André Vieira.