Notícias

Relembre as semifinais do Flamengo no NBB

Equipe rubro-negra é a única que esteve entre as quatro melhores nas sete edições da competição

Por - em
Única equipe presente em todas as semifinais da história do Novo Basquete Brasil 7 (NBB), o Flamengo entra na fase final dos playoffs para enfrentar o Limeira com um retrospecto a seu favor. Em seis campeonatos disputados até aqui, o Flamengo chegou à final por quatro vezes, sendo campeão em três delas e este ano vai mais uma vez vai atrás de se sagrar "dono do Brasil".

No ano de estreia do NBB, na temporada 2008/2009, o Rubro-Negro conquistou o título, encontrando o Joinville nas semifinais. O Flamengo passou fácil pelo extinto time, com um três a zero, sem dar chances ao adversário. Enéas Lima, torcedor do Flamengo e blogueiro do 'Garrafão Rubro-Negro', acompanhou aquele ano de perto e viu um time superando dificuldades para se ser campeão com muita autoridade. "Me recordo que naquela temporada o mais importante foi a força do grupo. O time não tinha grandes estrelas, mas superou qualquer tipo de adversidade, internas ou externas, para vencer. Além disso, naquele NBB, o Flamengo conseguiu convencer o torcedor a marcar presença nas partidas do basquete, principalmente nas finais contra o Brasília. A Nação começou a conhecer um pouco mais do esporte que, consequentemente, foi consolidado com o sucesso adquirido", contou.

No ano seguinte, o Orgulho da Nação encontrou o Franca na semi. Com menor facilidade, mas com muita eficácia, o Flamengo bateu o time paulista por 3 a 1, mas, posteriormente, caiu nas finais diante do Brasília. Nas temporadas de 2010/2011 e 2011/2012, o Mais Querido não obteve o mesmo sucesso nas semifinais, sendo eliminado pelo Franca - em revanche do ano anterior – e para o São José, respectivamente.

Novamente campeões
Apesar das eliminações em dois anos consecutivos, a quinta edição do NBB trouxe de volta o campeão rubro-negro. Em uma série de cinco partidas, foi a vez do Flamengo "vingar" a derrota do ano anterior, batendo o São José na semifinal jogando um grande basquete que, posteriormente, daria o título nacional ao Mais Querido novamente, sobre o Uberlândia.

André Amaral, escritor do blog Ninho da Nação e torcedor rubro-negro, relembrou aquela conquista. "Em 2012 o FlaBasquete ficou 20 jogos invictos. Porém, na metade do segundo turno, o time encontrou dificuldades, como é de praxe, mas conseguiu se superar. O time via seu principal rival na época, o Brasília, como tricampeão brasileiro, e precisava voltar a ser campeão. Foi uma vitória épica diante do forte time do Uberlândia, consagrando o Mais Querido", contou.

A conquista foi repetida na temporada 2013/2014, em um ano em que os comandados de José Neto conquistaram absolutamente tudo aquilo que disputaram. Naquele ano, o Orgulho da Nação encontraria o Mogi das Cruzes nas semifinais, fechando a série em 3 a 1 e fazendo partidas que ficaram na lembrança da blogueira rubro-negra do iflamengonews, Nathalia Coelho.

"A temporada 13/14 marcou o basquete rubro-negro por ter sido de muitas conquistas (não só a do NBB). O Flamengo vivia uma fase excepcional, senão a sua melhor. Elenco, diretoria, comissão, todos, todos estavam empenhados pela realização do mesmo objetivo. Aquele jogo contra o Mogi das Cruzes mexeu muito comigo. O Flamengo precisava da vitória, pois a série estava empatada em 1 a 1, jogou fora de casa e a classificação veio nos últimos segundos, com a ajuda do Cristiano Felicio. Essa partida com certeza entrou para a história e marcou muito a temporada 13/14. Não é à toa que o Flabasquete é o meu orgulho e o Orgulho da Nação", relembrou Nathalia.

Sétima semifinal após grande vitória sobre São José
Cientes de que não haverá vida fácil neste sábado (09.05), quando o FlaBasquete dá início a série contra Limeira na cidade paulista, os atuais campeões retomaram os treinamentos na quinta (07.05) se preparando para a partida, antes de embarcarem para São Paulo. Lá os rubro-negros encontrarão um time que terminou em segundo no NBB 7 – uma posição à frente do Orgulho da Nação – e que ganhou o confronto direto disputado lá durante a fase classificatória. Em contrapartida, o Mais Querido, no segundo turno, devolveu a derrota para o Limeira com uma vitória imponente por 86 a 70 no Tijuca Tênis Clube.

O jogo entre Flamengo e Limeira terá transmissão ao vivo do SporTV neste sábado (09.05), às 16h. Os próximos jogos da série já estão agendados e acontecem na segunda-feira (11.05), em São Paulo, e na quinta (14.05) no Tijuca Tênis Clube. Se você ainda não garantiu sua entrada para lotar a casa do Orgulho da Nação, compre agora. Os ingressos já estão à venda pelo site do Guicheweb e sócio-torcedor tem 50% de desconto. Se você ainda não é membro do Nação Rubro-Negra, clique aqui e ajude o Flamengo a ser cada vez mais forte.